Resenha - "O Quarto Pato" + Livros de Monteiro Lobato

segunda-feira, 18 de abril de 2016
 Olá leitoreees, hoje é o Dia Do Livro Infantil...e o nosso Doce Nerds não pode ficar de fora em questão de homenagear certo? Falando em homenagear...Hoje é também o aniversário de um dos maiores escritores do Brasil, Monteiro Lobato...Então, já fiquem por dentro desse Post aqui!
 Começando com a nossa PRIMEIRÍSSIMA RESENHA INFANTIL, o livro "O Quarto Pato" do autor: Indigo, com ilustrações de Guazzelli, traz pra gente a história de uma família de patos, super luxuosos e lindos, eles vivem em um sítio bem tranquilo com um lago gostoso...uma tranquilidade e muita união. No dia em que a Dona Jandira (a pata) teve sua quarta ninhada, ela estava radiante junto com seu marido Doutor Jânio (o pato)...Mas algo não saiu como eles planejavam...apenas três de seus quatro filhotes haviam nascido. Preocupados, Dona Jandira e Doutor Jânio resolveram esperar um tempo...até que um dia o seu quarto filhotinho nasceu. Mas ele era diferente, menor e com um bico torto (hahaha, ele não era um cisne não ein!!!), chamado de Raul, o pequeno pato foi crescendo sem nenhuma habilidade como a de seus irmãos, além disso, ele não gostava tanto assim de sua família, pois as vezes era insultado ou perturbado por alguns deles.
 Se sentindo sozinho e invisível de mais, o pequeno Raul fugiu do sítio, com esperanças de encontrar um destino melhor para si, sem que seja ignorado ou humilhado por ninguém.
 Com todo o preconceito que sofreu, Raul partiu em sua jornada, enfrentando dificuldades, passando fome e vendo tristes cenas de sua vida. Mas isso não o deixou perder as esperanças...Raul, um dia, percebeu que podia voar...e com um giro em suas asas e um pequeno impulso, Raul voou sobre as nuvens, se sentiu feliz, livre e, pela primeira vez na vida, especial.
 Com o passar dos tempos, o pequeno pato deixa de ver as coisas do jeito que eram...e enfim, descobre o seu verdadeiro EU.

 Pra saber quem o Raul era...só lendo mesmo o livro pessoal...(haha!)
 Uma história que apesar de infantil, tem consigo uma lição de moral, uma reflexão de vida, onde nós vemos que, as aparências nem sempre são as verdadeiras faces de alguém. Um livro que ensina a ser quem somos, sem medo de sermos discriminados ou distinguidos. Um conto onde aprendemos que não há diferenças no mundo, seja de cor, religião, opção sexual, jeito de ser, falar e fazer suas próprias escolhas.
 O livro "O Quarto Pato" não é só para crianças, mas para jovens, adolescentes, adultos e até os idosos.
Imagem da livrariacultura.com.br

Nota de Avaliação: 5/5

 Livros de Monteiro Lobato:
 Um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos, Monteiro Lobato, traz uma coletânea de livros incríveis para todos os gostos. 
 Sendo homenageado pelo Doce Nerds...confira algumas de suas obras literárias infantis:

VIAGEM AO CEU
Imagem da livrariacultura.com.br
Sinopse: "Neste passeio interplanetário a turma do Sítio do Picapau Amarelo aprende noções de astronomia. Enquanto Pedrinho, Narizinho e Emília divertem-se no espaço, Tia Nastácia fica na Lua cozinhando para São Jorge. As crianças se divertem nos anéis de Saturno e chispam pelo universo na cauda de um cometa."

Imagem do Google
Sinopse: "Histórias que divertem e, ao mesmo tempo, trazem uma lição de moral, as fábulas têm como personagens principais os bichos, que falam, pensam e interagem com os homens. Carneiros unidos contra uma raposa, um burro metido a juiz, um macaco que passa a perna no gato e muitos outros animais povoam as páginas deste livro.
Edição ampliada de Fábulas de Narizinho, o livro Fábulas, de Monteiro Lobato, saiu pela primeira vez em 1922. Nele, o autor reconta muitas das fábulas de Esopo e La Fontaine e publica algumas de sua própria autoria.
As histórias são narradas por Dona Benta e sempre estão acompanhadas de perguntas e críticas inteligentes da turma do Sítio do Picapau Amarelo. Inclusive da Emília, a bonequinha que tira de uma dessas narrativas a ideia de, um dia, reformar a natureza.
Este livro é um dos clássicos da literatura infantil que Lobato adaptou para o universo do Sítio do Picapau Amarelo. Nesta nova edição da obra de Lobato, cada volume das adaptações dos clássicos é ilustrado por um artista diferente que apresenta a sua interpretação dos personagens. Fábulas é ilustrado por Alcy Linares, um dos ilustradores de livros infatis mais premiado no Brasil."

Imagem do Google
Sinopse: " 'Reinações de Narizinho', um clássico da literatura infantil brasileira que continua atual como nunca, reúne histórias escritas por Monteiro Lobato em 1920. A obra, lançada anteriormente pela Globo Livros em dois volumes, acaba de ser reunida em uma única edição. O livro narra as primeiras aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta Emília, a boneca de pano tagarela e sabida, Tia Nastácia, famosa por seus deliciosos bolinhos, Dona Benta, uma avó muito especial, e sua neta Lúcia, a menina do nariz arrebitado. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem transporta os leitores a incríveis viagens pelo mundo da fantasia.Tudo começa com uma inesperada visita da neta de Dona Benta ao Reino das Águas Claras e com a chegada de seu primo, Pedrinho, ao Sítio do Picapau Amarelo para mais uma temporada de férias. Depois do passeio pelo Reino das Águas Claras, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó."

Gostou? Fique ligados para mais novidades aqui, no Doce Nerds!

5 comentários

  1. Eu adorei a resenha, fiquei mega curiosa para saber enfim em que ele se tornou, mas esses livros aparentemente infantis tem muito a nos ensinar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Realmente nos trazem grandes lições para toda a vida. Obrigada!

      Excluir
  2. Oie!
    Eu adorei a resenha e vc me deixou super curiosa sobre o final!hahahahaha
    Amo essas histórias,leio sempre para os meus filhos e como a Mari falou esse livros infantis tem muito a nos ensinar <3
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Ooi, Bia! Gostei bastante da resenha e do quanto este livro parece ser incrível. Eu gosto de histórias infantis, de desenhos infantis, o que for, eu gosto hahaha Acho muito bacana o quanto os autores e produtores podem trazer mensagens reais em cada parágrafo e em cada situação de superação dos personagens, que para as crianças, é uma grande aventura estar com eles! Muito bacana mesmo.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros infantis, acredito que eles sempre têm algo a ensinar não só para os pequenos como para as "crianças adultas" também, rs.

    Acho que nunca cheguei a ler nada do Monteiro Lobato, mas adorava assistir Sítio do Pica Pau Amarelo ♥

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.