Resenha - "Carrie, A Estranha", Stephen King

sexta-feira, 1 de abril de 2016
   Oi, leitores! Bem-vindos a minha terceira resenha no Doce Nerds. Desta vez irei falar sobre o livro "Carrie, A Estranha" de Stephen King. Inicialmente, a obra fora publicada pela Editora Objetiva, mas, após algum tempo, a Suma de Letras decidiu relançá-la com nova capa.
   Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos. Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais.
   Este é o meu segundo livro do autor, e posso afirmar, contudo, que não se depõe por trás do primeiro livro que eu li dele, "It - A Coisa" (confira a resenha AQUI!). Ele apresenta o mesmo nível de escrita e qualidade que o mesmo.
    De forma consuetudinária, iremos à análise dos pontos positivos. A escrita do autor é insigne, dado que ele sabe conduzir os personagens de uma forma idônea e apresenta-nos uma narrativa construída buriladamente e fluída.
    Um dos elementos narrativos que nos deixa enternecedores em relação à personagem Carrie White é a maneira como King constrói as relações da protagonista principal com seus colegas de escola e até mesmo pessoas da vizinhança. Quando há a ocorrência de um fato, sempre ficamos à mercê do que levou àquela ação da personagem.
    Sobre o fator relevante que leva ao clímax da obra, não há dubiedade, porquanto os fatos se passam de uma maneira muito bem explicada e intercalada com as relações construídas entre os personagens.
  Encaminhando-se ao ponto negativo que, na minha relativa perspicácia, é apenas um, pode-se afirmar que é um problema de editoração; isso porque, em certas passagem da obra, o acontecimento é interrompido para irmos a trechos de livros, entrevistas e depoimentos que emitem explicações sobre o chamado "Caso Carrie White", e isso, na minha percepção, poderia ter sido posto em um possível interlúdio.

   Para finalizar a resenha, concluo que, se você gosta dos livros do autor Stephen King e do gênero drama e suspense, vale a pena a leitura de "Carrie, A Estranha". E, se ao final da leitura, perguntar-se se houve alguma adaptação, recomendo que assistam as versões de 1976 e 2013. Também vale lembrar que o livro exige uma boa interpretação, pois o autor faz muito o uso de figuras de linguagem metafóricas.

Sobre o livro:
Título: Carrie, A Estranha
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Nº de páginas: 200
Gênero: drama, suspense
Data de lançamento: 5 de abril de 1974
Avaliação: 5/5 
Onde comprar: www.amazon.com.br



Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.