Falando de filme - "Cloverfield - Monstro" + "Rua Cloverfield, 10"

segunda-feira, 2 de maio de 2016
   Oi, leitores! Bem vindos à minha crítica dupla especial da série de filmes "Cloverfield". Bem, eu tentei assisti-lo semana passada para poder contar para vocês o que eu achei do filme "Rua Cloverfield, 10", no entretanto, as sessões haviam esgotado e não pude ver. Foi somente nessa semana que cheguei a assistir. Nesse post, eu irei dar a minha opinião também sobre o primeiro lançado, em 2008, ao qual recebera o nome de "Cloverfield - Monstro". (Subtítulo um tanto desnecessário, não é mesmo?).

   Sabemos que o primeiro filme teve marketing muito misterioso, com aquele trailer gravado de celular e tudo mais. Todo o mistério só é revelado ao assistirmos o filme (talvez nem todos), e isso vale tanto para o primeiro quanto para o segundo. Sei que há pessoas que dizem que "Rua Cloverfield, 10" não é uma sequência do outro já lançado, mas, ao assistir ao filme, percebemos que é, na verdade, a mesma história, só que contada na percepção de outro personagem e em um local completamente diferente.

Cloverfield - Monstro

    "Rob Hawkins (Michael Stahl-David) mora em Nova York e está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos em uma festa de despedida, na qual pretende revelar sentimentos mal-resolvidos. Entretanto um forte solavanco assusta os convidados. Todos buscam notícias sobre o ocorrido na TV, que diz que a cidade sofreu um terremoto. Ao chegar ao terraço para ver os estragos o grupo nota uma bola de fogo gigante, seguida pela queda de luz na cidade. O pânico toma conta de todos, o que aumenta ainda mais quando eles enfim conseguem chegar à rua."

   Pra quem ainda não sabe, o filme se utiliza da técnica de filmagem found-footage. Nela, o personagem principal faz o uso de câmera, seja ela de celular ou normal, e grava todo o acontecimento no decorrer do filme, como a série "Atividade Paranormal", "A Bruxa de Blair", "A Forca", "A Visita", etc. Na época, no entanto, o gênero ainda não estava saturado de clichês do gênero, tais como câmera tremendo toda hora, sustos baratos e finais sempre parecidos.


Cena do filme; monstro atacando a cidade

   Neste filme, essa técnica se vale muito bem, posto que temos bons efeitos visuais, boas interpretações, e um monstro ligeiramente convincente. É um filme sobre destruição e catástrofe, onde vemos a cidade de Nova York sendo altamente suprimida, e em meio a tudo isso, um grupo de pessoas fugindo desse aniquilamento. Com isso, o roteiro brinca com as emoções dos personagens diante do grande desastre e faz-nos ficar tensos ao desenrolar da história.
     Sem querer entregar muito, mas o final deste primeiro filme poderia ter sido um pouco melhor, mesmo que isso não chegue a estragar a experiência.
     Ao final, a obra cinematográfica se dá por eficaz e suasória. Mas se você é o tipo de espectador que sempre espera achar todas as perguntas para os mistérios nos filmes, passe longe, todavia, posso considerar que muitas perguntas serão respondidas na espetacular sequência, "Rua Cloverfield, 10".

Rua Cloverfield, 10


     "Uma jovem (Mary Elizabeth Winstead) sofre um grave acidente de carro e acorda no porão de um desconhecido. O homem (John Goodman) diz ter salvado sua vida de um ataque químico que deixou o mundo inabitável, motivo pelo qual eles devem permanecer protegidos no local. Desconfiada da história, ela tenta descobrir um modo de se libertar — sob o risco de descobrir uma verdade muito mais perigosa do que seguir trancafiada no bunker."

Cena do filme "Rua Cloverfield, 10"
   
   Logo após o lançamento de "Cloverfield - Monstro", especulava-se muito se haveria uma sequência, e isso ficou durante anos. Os fãs sempre viviam perguntando ao produtor J. J Abrams se "Cloverfield 2" aconteceria. Uma coisa que poderá deixar alguns fãs do 1º chateados: o filme não funciona como uma sequência, já que aqui não vemos a mesma monstruosidade do mesmo. Mesmo assim, é um filme que se passa no mesmo universo do seu antecessor. "Rua Cloverfield, 10" apresenta grandes diferenças técnicas da obra já vista antes. Dentre elas, o fato de não trazer o modo de filmagem found-footage (ainda bem), um elenco totalmente novo, local diferente, etc (não posso falar muito senão daria spoiler).
     Por falar inclusive no elenco, que é muito bom, há a presença de apenas três protagonistas (existem outros, mas aparecem tão rapidamente e possuem pouquíssima importância). Mary Elizabeth Winstead, John Goodman e John Gallagher Jr. compõem o filme, todos talentosamente bem, principalmente o segundo citado, que interpreta Howard. O personagem tem uma loucura que nós percebemos através até do olhar, ficamos assustados por causa dele. Ele também possui uma tranquilidade ameaçadora, fruto da excelente atuação do ator. Outra personagem excepcional é a Michelle, intérprete da primeira atriz citada acima, que tem poucos diálogos, mas é pelos olhos e expressões que percebemos o que a personagem está sentindo: medo, desespero. Afinal ela está presa com dois homens desconhecidos em um local muito pequeno, e é uma protagonista  muito forte, sempre tentando descobrir o que se passa e muito persistente em suas ações.

Cena tensa de "Rua Cloverfield, 10"

    Diferentemente do antecessor, "Rua Cloverfield, 10" apresenta um clima de suspense do início ao fim, sendo um aspecto muito positivo. Esse suspense é bem desenvolvido e funciona de verdade, com auxílio das ótimas atuações. Isso, portanto, se deve ao fato de o espectador ficar intrigado o filme inteiro, se perguntando o que está acontecendo. Aliás, todos os aspectos técnicos estão excepcionais, até a trilha sonora (INCRÍVEL).
   Pra finalizar a crítica, gostaria de deixar um recado especial: Paramount, o que você pensa de estar botando spoilers no trailer?! E, por falar nisso, eu adorei o final, e sei que muitos odiaram, mas isso vai da concepção de cada um.


Discussão [COM SPOILERS]

   Agora se inicia a etapa do post com spoilers, então, se você ainda não viu os filmes, sugiro que pare de ler daqui em diante.
    Pra começar, vou falar da conexão entre "Cloverfield - Monstro" e "Rua Cloverfield, 10", embora os espectadores mais casuais e desavisados não tenham notado. Ao final do primeiro filme, onde Rob está em uma roda gigante com sua namorada, vemos um satélite caindo ao mar. Confira:


via 1-18-08 Project Cloverfield

      O que seria esse satélite? Poderia muito bem ter sido enviado pela Tagruato, empresa de satélites japonesa, que tem a filial chamada Slusho!, outra empresa oriental responsável pela produção de bebidas. O material utilizado dessa empresa, inclusive, é retirado do fundo do mar, local de onde o monstro surgiu, curioso, não?

Curiosidades:
    - O personagem principal de "Cloverfield - Monstro", Rob, estava indo trabalhar no Japão, justamente na empresa Slusho!.
      - Howard, de "Rua Cloverfield, 10", como dito no filme, trabalhava em uma empresa de satélites. Após muito investigar, os fãs descobriram uma lista de funcionários do mês em que esse mesmo personagem estava, e o nome dessa empresa: Tagruato.


Ficha(s) técnica(s):
Título(s): Cloverfield - Monstro, Rua Cloverfield, 10
Diretor(es): Matt Reeves e Dan Trachtenberg 
Distribuidora: Paramount Pictures
Duração(ões): 81 minutos, 103 minutos
Gênero: suspense, ação, terror, ficção científica
Data(s) de lançamento(s): 8 de fevereiro de 2008, 7 de abril de 2016 (Brasil)

Cartaz(es):

Cloverfield - Monstro : Poster

Rua Cloverfield, 10 : Poster

Trailer(s):



Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.