Resenha - "Vidas Secas", Graciliano Ramos

quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Olá leitores e jedis de toda a galáxia!!! Mais uma resenha de literatura brasileira saindo aqui no Blog! E desta vez, o livro Vidas Secas, com sua narrativa impressionante e um ótimo roteiro.
 Esse livro também é indicado para estudos e afins.
 Lembrem-se: Se pegar, dê os créditos.

Vidas Secas é uma belíssima obra de literatura brasileira que apresenta o modo de vida de uma família sertaneja, a estagnação dos personagens, a conformação com a luta e a rotina de desespero.
 Em sua vida, Fabiano e sua família vivem se mudando devido as totais secas, a perda de gado e a dificuldade na plantação.
 A mudança de clima, a fome e a necessidade era fatores que influenciam todo o estilo de vida deles. Além disso, naquela época retratada, a adoração a igreja era bastante comum, muitos se vestiam a caráter pelo menos uma vez no ano (como no caso de Fabiano e sua família) e iam a igreja, mas logo se cansavam, envergonhados da sociedade de classe alta que lhes humilhavam.
 Fabiano sempre quis ser como eles, mas devido a sua ignorância ele sempre acabava sendo enganado e tapiado, seja em contagem de dinheiro, em jogos ou na compra de bebidas, que era o principal motivo de Fabiano, pobre confuso, gastar todo o seu dinheiro.
 Os filhos de Fabiano, dois garotos, sempre o admiravam, queriam ser como ele em algumas muitas coisas, no modo de andar, agir e de falar. No entanto, o vocabulário de todos é bastante reduzido a simples murmúrios e monossílabos.
 Em uma das partes, um dos garotos sente forte admiração pela palavra "inferno", dita pela tua mãe, Sinha Vitória.
 Já a personagem feminina, a mãe, é a mais inteligente, ela sabe realizar cálculos e cuidar de todos. Porém, um dos seus maiores desejos era ter uma cama melhor para poder se deitar.
 Em relação ao pai, Fabiano, sempre tinha ódio dos soldados da cidade, pois achavam-se superiores a todos.
 Contudo, devido as grandes necessidades, o frio cortante e a fome esmagadora, foi preciso a morte da fiel companheira da família, a cadela Baleia, e logo depois, mais uma vez, a família parte pelo sertão, sem rumo, em busca de algo inesperado.

 O livro apresenta uma ótima narrativa com uma perfeita descrição de personagens e cenários. De leitura fácil e intrigante, a história tem um bom desenvolvimento que garante um bom conhecimento sobre o assunto.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.