Resenha - "Extraordinário", RJ Palacio

terça-feira, 3 de maio de 2016
   Oi, leitores! Bem-vindos à resenha de "Extraordinário", livro escrito por RJ Palacio e lançado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.

   "August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."

   

   Antes de começar a analisar o livro, gostaria de dizer para os que vão ler e para os que leram e acharam infantil: é um livro escrito especialmente para o público jovem, portanto a linguagem deve sim ser leve e tem que haver um ar infantil. O assunto abordado de maneira especial nessa obra é o bullying, que assola muitas crianças em diversas escolas e mais variados lugares por elas terem alguma característica que foge dos estereótipos propostos pela sociedade. É justamente aí que o livro acerta, ele reflete todas as ações inconsequentes dos colegas de August na maneira como é posta e desenvolvida a narrativa.
    O que faz a obra ser altamente extraordinária, vide o título, não é somente o fato de ela ter bullying como elemento principal. Também há o fato do protagonista August ser um personagem bastante adorável e engraçado. O livro consegue nos enaltecer de uma maneira que nós sofremos pelo menino, ficamos com pena dele e sempre torcemos por ele. É para ser lido, e não somente a fim de analisá-lo, mas também compreendermos o que leva a determinada ação e sentimento.
   A autora RJ Palacio escreve surpreendentemente bem, além de utilizar questões que acercam às vezes até nós mesmos, leitores, e, de forma contraposta, nos faz refletir, trazendo frases marcantes e muito magníficas.
   O único ponto que me incomodou um pouco nesse livro é a parte narrada na perspectiva do Justin, namorado da Via. A autora, por algum motivo desconhecido, não fez o uso de maiúsculas e travessões, isso atrapalha um pouco a leitura.
   "Extraordinário" é um livro fantástico, que merece ser lido por todos os públicos e apreciado como sendo uma narrativa envolvente e que nos faz ponderar sobre o grande problema social, bullying.

Ficha técnica:
Título: Extraordinário
Autor(a): RJ Palacio
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 320
Gênero: drama
Data de lançamento: 14 de fevereiro de 2012 (EUA)
Avaliação: 5/5 ❤
Onde comprar: Amazon, Saraiva, Submarino, Fnac

2 comentários

  1. Como não amar August <3 Concordo com você em tudo, você praticamente descreveu o meu ponto de vista sobre esse livro. E descreveu tão bem, que a coisa que menos gostei foi a escrita do capítulo narrado pelo Justin. Não que eu não tenha lido nem um outro livro com a mesma escrita, pelo contrário já li vários livros desse jeito, porém, até hoje não me acostumei com tal forma. Gostei muito da sua resenha, você soube abordar o ponto principal do livro.
    Beijos.

    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.