Resenha - "Anjos do Universo", Einar M.G.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016
 Olá leitores e jedis de toda a galáxia!!! Hoje eu trago pra vocês uma resenha do livro recebido da nossa parceira a Editora Hedra! Com uma capa deslumbrante e um enredo fascinante, o livro Anjos do Universo é com certeza um daqueles livros que dizemos após a leitura..."o mundo precisa ler isso"... Então vamos lá?

Sinopse:
"O jovem Páll tenta lidar com problemas de identidade e a dificuldade de controlar suas emoções, se deixando levar por surtos de bebedeira e explosões de agressividade. Na segunda metade do romance vemos os muitos anos que Páll passa dentro do hospício Kleppur e os personagens que ele encontra lá. Surge o questionamento: em meio à agonia mental cotidiana, como se pode chegar a um retrato aceitável da sociedade ou mesmo da existência em si?

No fim de sua vida, Páll, o protagonista e narrador de Anjos do universo, relembra um verso de uma canção de uma canção de David Bowie: "Day after day, they take some brain away". As palavras de Bowie poderiam muito bem servir como mote para todo o romance, no qual Páll, do outro lado da tumba, tenta entender como se afundou no mundo violento e sombrio da esquizofrenia até o seu aprisionamento no Kleppur, o hospital psiquiátrico "semelhante a um enorme palácio situado à beira-mar" em Reiquiavique, e sua decisão (aos quarenta e poucos anos) de trocar a tensão da vida pelo distanciamento da morte."



Resenha:
 Primeiras Impressões: "Quando recebi o livro da Editora, fiquei super curiosa pela capa e seu título (que por sinal não tem muito a ver com a história, ou não...), ao ver que o autor é um Islandês, fiquei bastante empolgada também, pois se tratou de uma leitura que eu nunca tinha lido desse país."

 Bom, no começo achei a história um pouco parada, relatos do narrador e protagonista Páll, alterna entre seus pensamentos, lembranças com amigos e família e sua situação atual. 
 Páll vive no Kleppur, um hospital psiquiátrico, de onde retrata a sua vida por meio de pensamentos  de infância, sobre seus amigos, suas aventuras, suas brincadeiras e a passagem da época onde eles viviam.
  Um dos pontos mais específicos que gostei foi a citação de inúmeros autores, filósofos e artistas durante o texto, o dialogo é bem elaborado, deixando a narrativa leve, apesar de ser um tema bastante "pesado", por assim dizendo... e as descrições de obras, que são bastante detalhadas como as pinturas e os movimentos sociais daquela época.

 O livro não tem um seguimento correto, ou seja, não apresenta uma cronologia, talvez esse seja o fato de estar dividido por partes (a segunda parte é a minha favorita!). 
 Sobre a vida do personagem, posso dizer que teve um começo muito bom. Criado por sua família e sendo filho único, Páll apresentou sintomas de esquizofrenia durante a adolescência. Muito inteligente e dedicado, sua vida vira aos avessos quando os sintomas da doença começam a se agravar, onde é obrigado a ser internado no Kleppur, como já dito antes.
 Páll viveu grandes amores e grandes decepções em sua vida. Ao ler seus relatos ficamos surpresos e até confusos com toda a descrição dele, afinal, estamos "na mente" de uma pessoa doente que tem inúmeras alucinações. 

 Anjos do Universo é um livro de leitura fácil e decorrente, onde nos faz refletir sobre a vida, nossas atitudes e pensamentos.
 A história de Páll, com certeza, vai ficar gravada em mim e em quem se dispor a ler. 
 Onde a loucura pode parar? E quando estaremos dispostos a ver o mundo com outros olhos? Estar louco muda o fato de termos sentimentos? Loucura é mesmo uma doença? 
 Com um final trágico, mais esperado, assim se encerra a história de Páll.


Agradecemos de coração pelo carinho da Editora Hedra em compartilhar um de seus grandes sucessos conosco. 

Informações do livro:
Autor: Einar Már Gudmundsson
Tradução: Luciano Dutra
Editora: Hedra
Número de páginas: 202
Ano de lançamento: 2013

Redes Sociais da Editora:

FACEBOOK
BLOG
INSTAGRAM
TWITTER
SITE OFICIAL




Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.