Resenha - "O Quinze", Raquel de Queiroz

quarta-feira, 31 de agosto de 2016
 Olá leitores e jedis de toda a galáxia!!! Hoje eu compartilho com vocês mais uma resenha e dessa vez de uma ótima literatura brasileira. Um romance incrível e histórias de vida dolorosas e arrebatadoras. Antes de começar, deixo um recadinho pra vocês...essa resenha pode conter SPOILERS sobre a história. O livro foi indicado pela minha professora (fabulosa) de história, para uma avaliação estudantil.
 Lembrem-se: Se pegar use os créditos!


Resenha:
 O quinze é um romance que se dá em dois planos. Em um, retrata a vida do vaqueiro Chico Bento e sua família. e no outro a relação de Vicente, proprietário e criador de gado, e Conceição, sua prima culta, professora e feminista.
 No período de férias, Conceição passava na fazenda da família e sempre se "engraçava" à seu primo Vicente.  Com a seca, a família de Mãe Nácia decide ir para cidade e deixar Vicente cuidando de tudo para manter os animais vivos.
 Depois disso Conceição, descobre que seu primo estava "de caso" com outra mulher. Tornando a relação de Vicente e Conceição bem difícil. Quando a seca termina eles voltam para o Logradouro.
 Na outra parte do livro. Apresenta a vida trágica e penosa do vaqueiro Chico Bento com sua mulher e seus 5 filhos. Ele é forçado a abandonar a fazenda onde trabalhara. Junta algum dinheiro, compra mantimentos e uma burra para atravessar o sertão.
 No percurso, em momento de grande fome, seu filho mais novo, come mandioca crua, envenenando-se e morrendo. Depois de um tempo, seu filho mais velho foge, não querendo viver naquelas condições.
 Por fim, Conceição arranja um emprego para Chico Bento e passa a viver com um de seus filhos. Conseguem também uma passagem de trem e viajam para São Paulo, em busca de uma vida melhor.

A narrativa do livro prende o leitor do começo ao fim, sensibilizando e descrevendo de forma crítica e, ao mesmo tempo, emocionante a triste realidade do povo nordestino em busca de melhores condições de vida nos grandes centros urbanos.
 Uma leitura rápida e muito importante, principalmente, para conteúdos de estudos.

Avaliação: 5/5

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.