Resenha - "It - A Coisa", Stephen King

quarta-feira, 23 de março de 2016
  Oi, leitores, hoje tem resenha de“It – A Coisa”, escrito por Stephen King e republicado aqui no Brasil pela editora Suma de Letras.
   O livro é dividido em dois lados: quando os personagens ainda são crianças e precisam enfrentar o ser sobrenatural a Coisa, e quando eles são adultos, quando esse mesmo ser retorna à Derry para recomeçar o “Ciclo”. E o que é esse Ciclo? É um período em que a Coisa aparece na cidade de Derry para se alimentar (especialmente de crianças inocentes). Pode-se dizer que esse período ocorre de 27 em 27 anos, aproximadamente.
   Bem, vou começar falando dos pontos positivos do livro...
 O que mais achei interessante foi a escrita do Stephen King, porque incrível como ela consegue nos prender e fazer-nos querer mais e mais. E um dos fatores mais louváveis da escrita dessa obra é o desenvolvimento complexo dos personagens. É difícil a gente não se apegar a eles, da maneira que King humaniza suas características e as tornam realistas sobre o contexto da época. Aqui, conhecemos suas vulnerabilidades e traumas de uma forma enternecedora.
   E um dos pontos mais efetivos da trama é o fato de King engendrar críticas a uma série de fatores que são visíveis na sociedade. Quanto a isso, temos questões relacionadas ao bullying, ao preconceito, ao machismo, dentre outras (e não são poucas). E o que é mais instigante neste ponto da obra é como essas questões refletem nos pensamentos e sentimentos dos personagens.
   Falando do elemento de terror que contém na obra, é assustador em alguns segmentos do livro. A criatura a Coisa não tem piedade, ela é bruta e truculenta. Então, se algum de vocês leitores tiverem uma mente frágil, recomendo que não leiam, pois a intensidade do elemento violência é pesada.
   Talvez haja alguém omita a escolha de ler essa obra pelo seu número de páginas. Mas eu tenho um aviso para essas pessoas: se você é interessada no gênero e, principalmente, nos livros de Stephen King, não se deixe levar pelo tamanho, dado que a escrita do autor é fluída.
   Agora falando dos pontos negativos, que, na minha concepção, são apenas dois. (1) há certa exaltação como na maneira que King introduz suas figuras, e, dessa forma, o livro fica referto de personagens que não têm importância nenhuma no entendimento da narrativa. E, (2), em certo interlúdio em uma das partes do livro, o personagem Mike Hanlon conta em seu diário um diálogo que teve com seu pai em uma de suas visitas ao hospital. E, nesse ponto, King introduz relatos e elementos desnecessários ao entendimento que estava sendo proposto nessa passagem.
   Mas posso dizer, contudo, que vale a pena ler “It – A Coisa”, principalmente se você for fã do Stephen King e do gênero.
   Por sinal, soube que ano que vem estará chegando aos cinemas a readaptação da obra, dirigida por Andy Muschietti e produzida pela New Line Cinema. Vamos aguardar pra ver!

 Sobre o Livro:
Título: It – A Coisa
Autor: Stephen King 
Editora: Suma de Letras
Nº de páginas: 1104
Gênero: suspense, terror
Data de lançamento: 15 de setembro de 1986
Onde comprar: www.amazon.com.br 

Sinopse:
Imagem do www.submarino.com.br
   “Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.
   Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas eles irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.”
    
   



16 comentários

  1. Eu li Joyland a pouco tempo e foi o meu primeiro livro dele, e o cara é sinistro. Agora estou afim de ler algo mais puxado para o terror, porque Joyland é mais um suspense. It deve ser uma ótima escolha para um próximo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Se você está buscando um bom livro de terror, certamente "It - A Coisa" é uma ótima escolha. Boa leitura!

      Excluir
  2. Eu sou louca pra ler, e estou ansiosa para o filme !
    O primeiro que li foi carrie, eu adorei, ai fiquei com mais vontade de ler os outros livros dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente são ótimos livros. Opaa! Em breve teremos resenha de Carrie.

      Excluir
    2. Se você gostou das outras obras de King, essa não se deixa por menos. E, a propósito, quando novidades sobre a readaptação forem sendo divulgadas, publicaremos aqui. Boa leitura!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Te garanto que você vai gostar muito, Reni, principalmente se você for fã do Stephen King. Boa leitura!

      Excluir
  4. Nossa!!!! It, a coisa!!!! Resenha incrivel, parabéns, eu tenho esse livro, quero muito ler e sua resenha só fez crescer essa vontade. Obrigada
    One
    http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola!! Eu super medrosa, acredita que nunca tive coragem de ler? Mas já ouvi tantos bons comentários que vou precisar ler ele. É um livro bem grande, mas wuando o livro é bom vale a pena demais. E a capa é bem assustadora mesmo. Rsrs
    Parabéns pela primeira resenha no blog João. Ficou muito boa! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por ter lido a resenha! Com certeza não se deve deixar levar pelo tamanho, até porque o livro é muito bom. Boa leitura!

      Excluir
  6. Nunca li nada do Stephen King porque não estou habituada a ler terror. Mas já andei pesquisando e existem alguns livros como Joyland que pode ser livro sem ter pesadelos, então por enquanto, It a Coisa eu passo! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Letícia. Nunca tive a oportunidade de ler "Joyland", mas já ouvi que é um bom livro. Quando eu tiver a oportunidade, será publicada a resenha. "It - A Coisa" é assustador a depender da sua concepção. Obrigado por ler a resenha!

      Excluir
  7. Ooi, João! Gostei muito da resenha =D bem escrita e que nos traz mesmo os principais pontos, ou seja, está direta no ponto interessante ;) Então, eu gostaria de conhecer a escrita do SK, mesmo que o gênero não me agrade muito.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vale a pena conhecer a escrita do Stephen King. Se você não está familiarizada com o gênero, "Sob A Redoma" e "Mr. Mercedes" dele são boas escolhas para conhecer a escrita.
      Obrigado por ler a resenha!

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.