Resenha - "Menina Má", William March

segunda-feira, 15 de agosto de 2016
   Oi, leitores! Bem-vindos à resenha do livro "Menina Má", escrito por William March e lançado aqui pelo brasil pela fabulosa editora Darkside. É preciso dizer que minhas expectativas em torno deste livro eram tamanhas, visto que nossa editora daqui do blog já havia lido e falado muito bem. Sem sombra de dúvidas, não me decepcionou nem um pouco.

bad seed rhoda
Cena do filme "A Semente Maldita", adaptação cinematográfica de "Menina Má"
   "Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também."


Imagem de autoria do Doce Nerds; se copiar credite
    A obra trata da psicopatia, que é um problema, digamos mais mental do que físico, no qual o indivíduo não sente empatia pelos outros e sempre realiza suas ações de forma fria e calculista, vide a protagonista Rhoda. O livro não deixa isso explícito, mas pela forma como o autor descreve os feitos da personagem o enredo deixa bem claro a malevolência da criança.

Imagem de autoria do Doce Nerds; se copiar credite
    De começo, o leitor irá se encontrar talvez um pouco confuso em relação à história e aos fatos que vão ocorrendo de maneira devagar, só que isso é apenas uma questão de tempo para acostumar-se à narrativa. William March escreve muito coerentemente e faz com que o livro nos prenda até a última página; a leitura é bastante fluída e quando paramos para olhar já estamos perto do final. Devido a maneira da escrita, a quantidade de personagens não interfere no entendimento, até porque são atribuídas características únicas a cada um deles e os mesmos possuem falas e costumes distintos.
   E um fator imprescindível à análise da obra: o desenvolvimento psicológico e amadurecimento da protagonista Christine é exposto de forma agradavelmente descritiva e que, diferente de muitos livros, não faz com que percamos o interesse pela história.
   "Menina Má" é uma rica experiência literária, indispensável para os grandes fãs de terror, em especial do suspense psicológico. Fica uma questão para ser discutida nos comentários deste post: qual seria uma solução plausível para uma criança que sofre do mal da psicopatia?
Obs.: em breve haverá um falando de filme da adaptação cinematográfica deste livro aqui no blog.


Imagem de autoria do Doce Nerds; se copiar credite
Ficha técnica:
Título: Menina Má
Autor: William March
Editora: Darkside Books
Nº de páginas: 272
Gênero: terror, suspense psicológico, drama
Data de lançamento: 1954 (EUA), 2016 (Brasil)
Avaliação: 5/5 ❤
Onde comprar: Amazon, Submarino, Saraiva, Fnac

8 comentários

  1. Essa edição da Darkside está a coisa mais lindaaaaaaaaaaaaa da vida! Já tinha ouvido falar do filme, mas nunca assisti. Será legal ver um post sobre ele aqui!
    Gostei do fato de abordar os aspectos psicológicos da mini psicopata, apesar de curtir muito o suspense e mistério por trás de mortes e tal. Tenho certeza de que amarei essa leitura!

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico supeeer feliz que tenha gostado! Em breve iremos falar sobre o filme. Muito obrigada! Beijos.

      Excluir
  2. Oi!
    Esse livro faz um sucessinho né? haha'
    Desde que vi o lançamento dessa edição eu fiquei babando. Mas que livro da Darkside não é bonito não é? Mesmo não gostando muito desse tipo de livro, (Terror, suspense e tal) eu fiquei com MUITA vontade de ler! Já até marquei no Skoob como "QUERO" haha'
    Ótima resenha! Adorei!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com certeza só pela capa já dá aquela vontadinha de ler ein? Haha! Muito obrigada!

      Excluir
  3. Eu realmente quero ler muito esta obra, até mesmo por se tratar de um clássico, porém uma amiga minha leu e disse que não achou tudo isso, contudo, acho que vai de pessoa para pessoa não é! Eu gosto muito de livros com esse tema, pois tudo que se refere a mente me encanta. Essa edição é muito linda. Ótimo post!
    Beijinhos.
    Mia

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza vai de pessoa a pessoa. Se você gosta de livros do tema, muito provavelmente irá curtir a obra. Obrigado por ler a resenha!

      Excluir
  4. Acredito que eu sou a única pessoa do planeta que não gostou dessa capa... acho ela perturbadora ao extremo... quero muito fazer a leitura. Amo um suspense psicológico básico....
    Adorei a resenha
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Esse é o "espírito da coisa". Garanto que será uma ótima leitura. Beijos.

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.