Em defesa de "Star Wars: Os Últimos Jedi"

quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Após o lançamento de "Star Wars - Episódio III: A Vingança dos Sith", em 2005, ninguém esperava que haveria mais filmes da saga. Para alegria de muitos fãs, com a compra da Lucasfilm pela bilionária Disney, foi anunciada a produção de uma nova trilogia. Até que, três anos atrás, fomos devastados pelo incrível "Star Wars: O Despertar da Força", que trouxe o espírito e os personagens originais de volta em uma história divertida e emocionante. Por isso, as expectativas eram altíssimas para o oitavo filme da série, lançado em dezembro do ano passado. Apesar disso, o longa dividiu opiniões entre os fãs e logo tornou-se um dos mais polêmicos.

Resultado de imagem para star wars
Fonte: Site oficial de Star Wars
História e enredo

A trama de "Star Wars: Os Últimos Jedi" prossegue as aventuras de Rey, que encontra Luke Skywalker em uma ilha escondida e pede para ele unir-se à Resistência. Enquanto isso, na nave comandada pela general Leia Organa, Finn e Rose partem em uma missão para minimizar o mecanismo de rastreamento da Primeira Ordem. Nisso, o aspecto mais criticado por alguns internautas foi a falta de desenvolvimento na narrativa.

Imagem relacionada
Fonte: Disney
Entretanto, é preciso dizer que o filme é recheado de reviravoltas e aprofundamento nos personagens, em especial no que se refere à relação entre o Kylo Ren e a Rey. Existe uma ligação mental muito interessante dos dois e a sua conexão é bem-construída. O mesmo vale para a amizade do Finn com a Rose, essa última que apresenta certo carisma e contribui para estabelecer maior diversidade à franquia.
Além disso, diversos momentos nostálgicos estão presentes no longa, com destaque para a mensagem de Leia para Obi-Wan Kenobi transmitida pelo R2-D2 e o emocionante encontro entre Luke e sua irmã.

Resultado de imagem para star wars the last jedi finn and rose
Fonte: Disney

Os efeitos visuais e a produção

Como qualquer outro filme da saga "Star Wars", "Os Últimos Jedi" tem efeitos visuais e especiais que de maneira alguma deixam a desejar. Os conceitos dos planetas, das naves e dos alienígenas são impressionantes. Somado a isso, o design de produção trabalha com tons mais escuros de vermelho, azul e cinza, o que dá um aspecto diferente à sua aparência.
Outro acerto da produção está associado ao uso de notáveis efeitos práticos em um determinado personagem que fora digitalmente recriado na trilogia prequel. Quem já viu bem sabe.

Imagem relacionada
Fonte: Disney
Há quem odeie, mas as novas criaturas porgs entretêm com cenas divertidas e cheio de humor. Afinal, se os Ewoks não foram tão criticados, os porgs certamente não deveriam.

Resultado de imagem para star wars the last jedi porgs
Fonte: Disney

Os pais de Rey

Depois do lançamento do sétimo episódio, surgiram diversas teorias acerca da família da protagonista Rey, e os fãs levaram essas expectativas para os cinemas. A grande decepção se deu na medida em que essa problemática não foi respondida, deixando-se apenas uma explicação mais óbvia.
O fato é que essa direção tomada pelo enredo faz total sentido, já que a ideia da nova trilogia é justamente construir a ideia de que a Força pode estar em qualquer um, independente da ordem de importância de descendência dos indivíduos. Isso é perceptível, inclusive, na própria história do Anakin Skywalker, o célebre Darth Vader, que nasceu em um ambiente extremamente precário e sem muita relevância no contexto galático da franquia.

Resultado de imagem para star wars the last jedi rey
Fonte: Disney

Luke Skywalker e seu destino

Provavelmente um dos pontos mais polêmicos e discutidos de "Star Wars: Os Últimos Jedi" foi a participação do icônico personagem Luke Skywalker. Para muitos, ele não apresentou suas tão amadas características heroicas ao esconder-se em uma ilha remota após ter decepcionado seu jovem aprendiz Kylo Ren.
Contudo, tendo em vista as ideias defendidas pela nova geração de filmes da saga, baseadas na ideia do meio-termo entre o lado iluminado e o lado sombrio da Força, é justamente nisso que o diretor acerta. Rian Johnson trabalha com a reflexão de um equilíbrio incutido nas pessoas, sendo elas não inteiramente boas ou ruins, porém com escolhas em seu caminho. Portanto, a questão do Luke pode ser interpretada de várias formas, sejam positivas ou negativas.

Resultado de imagem para star wars the last jedi luke skywalker
Fonte: Disney

"Star Wars: Os Últimos Jedi" pode não ser precisamente o melhor da série, mas, sem dúvidas, não merece todo o ódio e mar de negatividade posto sobre si. De qualquer forma, é considerável esperar o tão aguardado desfecho da história dos Skywalker em 2019, com o "Episódio IX", dirigido por JJ Abrams.

Trailer:

1 Comentário

  1. Geeenteeeee, amei tudo isso. Me até vontade de fazer uma pipoca e assistir #partiuassistir

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.